Facebook Nihon Kiin

Brasil Nihon Kiin

O Brasil Nippon Ki-in foi fundado em 19 de janeiro de 1989 pelo 9º dan profissional Iwamoto Kaoru, então chamado de Nihon Ki-in da América do Sul com o intuito de ser um centro na América do Sul para a divulgação do Go.
 

Ao longo dos anos diversas atividades foram desenvolvidas no Ki-in como os 1º, 2º e o 15º Torneio Iberoamericano de Go respectivamente em 1999, 2000 e 2013. Bem como recebeu a 1ª partida disputada pelo Kisei-sen em 12 e 13 de fevereiro 2008, entre os 9º dan profissionais Cho Chikun e Yamashita Keigo.
 

O Brasil Nippon Ki-in organiza diversos eventos e atividades regulares, mais notoriamente torneios, todo primeiro e terceiro domingo do mês e anualmente a Copa do Brasil de Go (Campeonato Brasileiro de Go) que em 2018 terá sua 8ª edição realizada durante o feriado de 7 de setembro.

 
 

 
 

Imwamoto Kaoru – fundador do Brasil Nippon Ki-in

 

Imwamoto Kaoru (岩本薫 5 de fevereiro de 1902 – 29 de Novembro de 1999), também conhecido como Honinbo Kunwa, foi  jogador japonês profissional de Go e atingiu o rank 9 dan.

Nascido em Shimane, Japão, durante sua infância  passou vários anos em Busan, Coreia (1905-1913), onde estudou Go com seu pai.

 

Ele retornou ao Japão para estudar Go, indo para Tokyo, tornando-se um discípulo de Hirose Heijiro 6 dan de Hoensha em 1913. Ele atingiu o 1º dan em 1917, e subiu rapidamente através do ranks. Em 1924, quando a Nihon Ki-in foi estabelecida, Iwamoto alcançou o 6º dan.
 

Com dúvidas quanto ao seu futuro como jogador profissional de Go, aposentou-se e imigrou para o Brasil como um agricultor de café em 1929. No entanto, dois anos depois sua aventura agrícola se mostrou infrutífera e ele retornou ao Japão e continuou sua carreira de Go, em 1931, mas não perdeu seu contato especial com o Brasil.
Em 1935 venceu o Oteai (o mais importante torneio no Japão até então). Em 1945 Iwamoto desafiou o terceiro Honinbo jogado contra Hashimoto Utaro. O segundo jogo dessa disputa pelo título, foi jogado na periferia de Hiroshima, e é conhecido como o ‘Jogo da Bomba Atômica’. A disputa pelo Honinbo foi interrompida por causa da guerra, mas após seu término houve sua continuação, terminando empatada em 3-3. Um desempate no sistema melhor de três aconteceu em 1946, quando Iwamoto ganhou dois jogos seguidos conquistando o título de Honinbo. Ele então assumiu o nome Honinbo Kunwa.

 
Após a guerra a casa de Iwamoto serviu como local provisório para a Nihon Ki-in que teve a sua sede queimada por um bombardeamento de B29 em 1945 garantindo o seu funcionamento até que se encontrasse uma nova sede para o Nihon Ki-in. Iwamoto defendeu o titulo Honinbo perante Kitani Minoru em 1947, e em 1948 alcançou o 8º dan, tornando-se presidente da Nihon Ki-in. Mais tarde, perdeu o título Honinbo para Hashimoto Utaro em 1950. Ele venceu o NHK Cup em 1955. Viajou extensivamente para levar os ensinamentos do Go às pessoas. Ele gastou 18 meses entre 1961-1962 em Nova York, difundindo os conhecimentos do Go. Ele alcançou o 9º dan em 1967, e teve muitos discípulos. Aposentou-se em Abril de 1983. Em seus últimos anos, ele foi o principal benfeitor de vários centros europeus e americanos de Go em Londres, São Paulo, Nova York, Seattle e Amsterdam, em grande parte graças à criação da Fundação Iwamoto, em 1986.

 
É autor de três livros em inglês: “Go for Beginners”, “Keshi and Uchikomi” e “The 1971 Honinbo Tournament”.Nas suas últimas três décadas de vida, atravessou o mundo ajudando a internacionalizar o jogo. Com a construção de um centro permanente de Go nas Américas, ele realizou uma de suas mais antigas ambições. Sua visão tomou forma com a construção do prédio da sede do Nihon Kiin em São Paulo. Para Iwamoto, a escolha do Brasil como local do primeiro de uma série de centros internacionais de Go, teve um significado especial devido à sua migração para o Brasil em 1929.